quinta-feira, 28 de março de 2013

Coisa de Gente Grande...

"Pai, mãe, porque vocês estão brigando?"
"É complicado, é coisa de gente grande, um dia você vai entender..."

Acho que boa parte das pessoas já ouviram tal discurso, não necessariamente como no exemplo citado acima, mas, também, em outras situações.

As crianças passam a vida inteira querendo crescer e viver "o mundo adulto" pra conseguir entender o que seus responsáveis querem dizer com essas frases. Acham que quando fizerem 18 anos vai haver um estalo e PLUFT, uma nova vida, novas vivências, novos entendimentos, novo tudo. Mas vem a decepção quando chega o 18º aniversário. A gente acha que vai sentir nosso organismo trabalhando de forma diferente, como se aquelas quase duas décadas tivessem sido apenas um preparo, um tutorial, mas na verdade não há diferença alguma.

Depois, vamos prosseguindo nossa vida, estudando, trabalhando, não fazendo nada, conhecendo novas pessoas, desfazendo amizades, partindo ou tendo seu coração partido e, finalmente, começamos a entender o que nossos pais, tios, avós, vizinhos nos diziam quando éramos mais novos.

Responsabilidades, mudanças, perguntas do tipo "o que vou fazer da vida?", decepções familiares e amorosas, fracassos, perdas.. tudo começa a desestimular a vida dessas crianças crescidas. Não é possível que passamos tanto tempo ansiosos, pedindo ao universo que o tempo passasse rápido e que crescêssemos logo. Nossa, como éramos burros! Burros? Acho que não, acho que a humanidade procura descobrir coisas que não compreendemos, temos a necessidade de achar respostas até pras coisas que não precisamos de resposta. Muitas vezes um postulado é um postulado pra deixar nossa vida mais simples.

Até que, enfim, percebemos que a vida é como ela é. Hoje vivemos um fracasso, mas podemos aprender (ou não) com ele e ter dois sucessos na frente. Sentimos nosso coração partido, mas lembramos dos corações que, inocentemente ou não, também partimos. Sabemos que a recompensa vem depois de muito trabalho. Achamos que a vida é injusta conosco, mas lembramos que pessoas passam fome (e isso veio à minha cabeça ontem, quando, satisfeito com o que havia jantado, joguei o restante no lixo). Como somos sortudos em viver uma vida tão complicada, mas ao mesmo tempo tão recompensadora.

Alguns dizem que a vida é uma dádiva de Deus, outros dizem que a vida é apenas uma passagem, que se inicia com o nascimento e termina com a morte, simples, cruel, um dilema (viver para morrer). Seja lá o que a vida é, me pergunto (e me dirijo à vocês, amigos ou desconhecidos que estão lendo): "Como será a vida depois do trabalho? Como será a vida de um idoso? Será que vamos aproveitar tudo o que construímos na nossa vida de adulto jovem? Alguém anseia por ser idoso e passar experiências, contar histórias pros seus netos ou crianças que te encontram sentado numa praça?"... não sei. Não sei mais o que espero da vida. Não sei mais se vou esperar a vida ou se vou fazer dela a minha vontade. Acho que só descobriremos quando já formos idosos e as respostas pra essas perguntas forem respondidas na nossa cabeça, nos nossos sonhos, na nossa alma.

Ninguém é vencedor sem experimentar algumas derrotas. Devemos compreender e viver a vida de "gente grande".

Obrigado aos que leram. Comentem, é importante ter um feedback.. Quais são suas expectativas? Quais foram suas decepções? Quais suas alegrias? Como é a SUA vida de gente grande?

Beijos, Wes.

4 comentários:

  1. Wes.. Sério, amo suas postagens xp
    Sou mt sonhadora, então tenho várias expectativas, casar com o homem que amo, ter filhos, ter uma casa linda xp e ser realizada na minha profissão.
    Decpçoes tb sempre temos.. Acho q se distanciar de um amigo p mim tá sendo a maior delas hj, por mais q n seja eu q queira me afastar.. Mas já tive outras como n falar com minha avó um dia antes de sua morte pois ela ganharia alta no dia seguinte, ter a família um pouco separada por um acontecimento, brigas bobas q já tive com meus pais e várias outras coisas xp
    Mas a vida tem sempre seu lado bom, qnd uma coisa ruim acontece outra boa vem, pode demorar mais vem! Ela me trouxe amigos novos maravilhosos q qro levar no meu s2 pro resto da vida, meu amor lindo conquistas na minha área e lições q tiramos dos nossos erros e das decepções q tivemos xp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado >< Sonhos são necessários pra construção de uma vida, mas pé no chão e muito trabalho são mais necessários ainda. Algumas coisas nos atingem, mas tem como fazê-las nossas aliadas usando-as como experiência :D Nossa área é linda *-* UHSAHUSAHU

      Excluir
  2. Tento não criar expectativas, mas metas. E caso não consiga cumpri-las, tento ver o que isso me trouxe de positivo. Eu tenho uma defesa muito forte contra decepções e acontecimentos ruins: consigo esquece-los com muita facilidade, o que não quer dizer que eu não tenho meus maus momentos, só aprendo com eles.
    A minha vida de gente grande é carregada de preocupações financeiras, responsabilidades acadêmicas e profissionais e stress causado pelas coisas normais do dia-a-dia (transporte, filas, burocracia, etc.). Porém, notei que a minha vida tem melhorado bastante nos últimos meses. Faço o que amo na faculdade, a mudança pro Rio me proporcionou experiências incríveis e devagarzinho vou ficando mais independente. Era mais ou menos isso que queria quando era criança e que eu quero atualmente, então, posso me considerar uma pessoa feliz :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom quando, apesar de alguns problemas, conseguimos alcançar nossos objetivos, desde os mais simples até os mais trabalhosos e que pensávamos ser impossíveis HHUSHUS Obrigado por ler :D

      Excluir