sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOPA e PIPA...

não tem nada a ver uma coisa com a outra em português...

Não é sobre sopa de letrinhas ou soltar pipa .-.

Ambas são siglas de projetos de lei nos EUA que tem como base comum a tentativa de dificultar a pirataria deliberada.

SOPA (Stop Online Piracy Act - Lei de Combate à Pirataria Online) tem como base fundamental a proibição de compartilhamento de conteúdo virtual por parte dos detentores dos direitos autorais do mesmo.
PIPA (Protect IP Act - Lei de Proteção à Inteligência de Propriedade) tem como base e objetivo dar ao governo dos EUA e aos detentores de direitos autorais ferramentas adicionais para impedir o acesso à sites (chamados de "vampiros") dedicados à livre divulgação e compartilhamento de conteúdo virtual.

Se está difícil de entender, é o seguinte: Querem FODER (Negrito, Sublinhado, Itálico e em Caixa Alta) a gente :D

O que acontece: Com essas leis aprovadas, sites como Google, Facebook, YouTube, entre outras conhecidas redes de compartilhamento de arquivos e conteúdos teriam que eliminar possíveis ligações com sites de compartilhamento de arquivos. Basicamente: Deveriam se sabotar e, consequentemente, acabar com a dinâmica da Internet em geral, o que fere a liberdade de expressão (ao meu ver).

Um desses sites (Megaupload) teve seu sítio bloqueado e seu criador (Kim Schmitz "Dotcom", que por ironia pode ser abreviado como Kim.Com haha .-.), além de alguns de seus executivos, foram presos acusados de ferir a Lei Antipirataria ao "facilitar o download de filmes e músicas, levando prejuízo de, aproximadamente, US$500 mi".

O engraçado é que alguns artistas (como exemplo, Justin Bieber) teve seu início de carreira divulgado em um dos sites que sofrerá caso essa lei seja aprovada. Não, ele não deve sua vida e fama ao YouTube, mas é quase que "cuspir no prato que comeu".

Eu gostaria que expusessem suas ideias e opiniões sobre os projetos apresentados, bem como correções, se necessário (sl/).

BJOBJO

Um comentário:

  1. Concordo em gênero, número e grau com tudo o que disse...

    Acho uma agressão à liberdade de expressão, característica primordial nas comunicações estabelecidas na internet. Sei bem que essa liberdade de expressão torna-se perigosa a medida que permite a qualquer um fazer qualquer coisa. No entanto, a internet nasceu assim e é assim que ela vive.

    Todos sabemos que os argumentos utilizados para defender SOPA e PIPA (proteção aos músicos/artistas/etc) são fajutos, pois os lucros das vendas deste material vai, em sua maioria, para as gravadoras, empresários, etc.

    O objetivo principal é estabelecer a censura e coibir a principal característica da internet: a liberdade. Com o único objetivo de garantir maior lucro para os grandes detentores de dinheiro e poder.

    É um absurdo!

    Mas vale lembrar que eles conseguiram iniciar uma guerra com grupos como os Anonymous que com certeza farão de tudo para burlar tudo isso. Fecharam o Megaupload (que eu sempre adorei), mas muitos outros surgirão.

    ResponderExcluir