segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Campanha Contra a Poliomielite...



... foi muito muito legal...

Aconteceu nesse sábado (14/08/2010) e vacinamos 194 crianças... Parece muito né? Mas não é... Sério... uhsahusa

Eu devia ter feito esse post na semana passada pra divulgar e talz... mas eu divulguei no twitter :D:D

Soo... to com minhas mãos lavadas..

Enfim...

A Poliomielite já é muito rara aqui no Brasil... Deveria (pelos planos da OMS) ter sido erradicada até 2000, mas ainda não a erradicamos completamente... mas pessoal, estamos no caminho certo!! \o/



O que acontece quando o vírus atinge seu estágio mais crítico de contaminação?

Bom... Essa doença se dissemina pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia (principalmente infantil) nos seres humanos, apenas... Isso mesmo... Esse vírus só NOS ataca...

A campanha da gotinha é bem conhecida no Brasil inteiro... Em alguns lugares tem até o Zé Gotinha... (Personagem que eu tinha medo... MUITO medo uhsauhsa)

A frase mais utilizada por nós, simples Enfermeiros ou Técnicos em Enfermagem (Ou no meu caso Estagiário... husauhsa) é a seguinte:

"Não, Não... Não é agulha olha aqui..." (Mostra a ampola) "... é só gotinha... são só duas... abre a boca de leão pro tio..."

A criança pode: Rir... Chorar... Gritar... Espernear... Cospir... e até (Pasmem) Vomitar...

Eu mesmo quase levei uma.. err... Vomitada no meio da fuça usauhsahusah... Nunca mais esqueço o rostinho daquele anjo ^^

Enfim... Fiquem atentos a essas campanhas de vacinação.. Não deixem de avisar aos seus vizinhos quando vocês virem os anúncios... É muito muito importante que essas doenças sejam erradicadas das nossas vidas..

Antes de terminar meu post... Um recadinho pros pais e responsáveis de um modo geral:

PAREM de usar agulhas e injeções como forma de castigo pros seus filhos!!! Pelo Amor de Deus!!! Eles chegam com medo da gente... O 'Moço da Roupa Branca' NÃO É DO MAL!!!

HUSAUHSAUSAUHSA

Parece piada.. mas a criança vem toda alegre e 'serelepe' quando chega na porta e nos vê... sério... parece que ela é bipolar... um sorriso se transforma num choro em 1 minuto (ou menos!!)

Então pessoal... Vamos educar nossos filhos dizendo a verdade.. se for doer... fala que vai doer... assim a criança vai com medo mas confiante... ela já sabe o que vai acontecer...

Enfim.. Beijos à todos e lembrem:

SAÚDE É COISA SÉRIA!

Luv'yall

1ª Foto: Poster da Campanha Contra a Poliomielite
2ª Foto: Menininha FASHION sendo vacinada uhsahusa
3ª Foto: Homem adulto que contraiu o vírus da Pólio


Um comentário:

  1. "abre a boca de leão do pro tio" uashauhsuahsuhsauhsauhsuasha eu ri da sua frase... hahaha tirando a vomitada que você ia levando, deve ser legal fazer isso né? *-* e depois do choro e esperneio, as criancinhas saem felizes da vida, porque já tomaram a gotinha, ou não? o.o' enfim.. asuhaushuhsauh pelo menos EU saía, aliás, eu não chorava não, eu gostava de ir tomar gotinha... hahaha só odeio injeção. ¬¬ aushausha
    beijo, weszito.

    ResponderExcluir